service-img3
O 1º secretário da ABRAMEDE é titulado doutor stricto sensu pela USP
24/02/2025

O 1º secretário da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), Ian Ward Abdalla Maia, foi titulado como doutor stricto sensu pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em cerimônia realizada na última segunda-feira (17). A tese defendida pelo médico emergencista abordou o tema “Eventos adversos peri-intubação e mortalidade em 28 dias em pacientes críticos: um estudo de coorte prospectivo multicêntrico no Brasil.”

O trabalho está integrado ao primeiro estudo observacional multicêntrico realizado nas emergências brasileiras, intitulado como “Estudo BARCO” (Brazilian Airway Registry Cooperation). A iniciativa, focada em manejo da via aérea no paciente crítico, demonstra que é possível conduzir pesquisas de alta qualidade dentro da especialidade.

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE DO ESTUDO BARCO

“Gostaria de expressar minha gratidão a todos que acreditam na Medicina de Emergência e contribuíram para a realização do projeto BARCO. Esse trabalho só foi possível graças à dedicação de muitos profissionais comprometidos com o avanço da especialidade no Brasil”, afirmou Ian Ward.

Conforme destacou a presidente da ABRAMEDE, Camila Lunardi, o especialista é um dos primeiros egressos da Residência em Medicina de Emergência a concluir doutorado no Brasil, um marco significativo. A qualificação permitirá que o emergencista atue como docente em faculdades de Medicina, além de fortalecer a inserção da especialidade nas universidades e a produção de conhecimento científico.

“O título simboliza um avanço para a pesquisa em Medicina de Emergência no País e reforça a importância de produzir evidências científicas robustas para melhorar o cuidado aos pacientes. Em nome de toda a diretoria, parabenizo o Ian por mais essa conquista na carreira acadêmica”, comemorou ela.