A Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Rio Grande do Sul (ABRAMEDE-RS) realizou a cerimônia de posse de sua nova Diretoria para o biênio 2024-2025. Durante o evento, a dra. Ana Paula Freitas foi empossada como a nova Presidente, assumindo a missão de liderar a entidade pelos próximos dois anos. O encontro foi promovido no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) e contou com a presença de renomados Médicos Emergencistas de todo o Brasil e outras autoridades da área.
A nova diretoria é composta pelos seguintes especialistas: a vice-presidente, dra. Ana Paula Pereira; o 1º secretário, dr. Osmar Colleoni; a 2ª secretária, dra. Ariane Coester; o 1º tesoureiro, dr. Felipe Gonçalves; e o 2º tesoureiro, dr. André Weber. Durante o discurso de posse, a presidente ressaltou que se sente honrada em assumir o cargo e destacou o papel dos especialistas pioneiros e a importância de continuar o trabalho daqueles que a precederam.
"É um momento de grande importância para mim, porque sigo os passos de gigantes, como o dr. Luís Alexandre Borges, que para nós foi um grande incentivador e exemplo, tendo sido membro fundador da ABRAMEDE nacional, e responsável pela criação, junto à dra. Carmen Razia, da primeira residência em Medicina de Emergência do País, no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre, em 1996. Lá me formei e hoje ajudo a formar novos especialistas e generalistas com alguma noção desta especialidade, que, para mim, é a mais linda de todas", afirmou.
Representando a ABRAMEDE nacional, o dr. Luiz Fernando Varela acompanhou a cerimônia e ressalta a importância da entidade no estado, que é o maior polo de formação de emergencistas no Brasil. O especialista explica ainda que a ABRAMEDE-RS assume o papel de perpetuar importantes projetos como interiorização da especialidade, encontros das residentes e cursos de atualização científica.
“Uma entidade nacional forte se faz com regionais fortes. A ABRAMEDE gaúcha, sem sombra de dúvidas, é um elo importante na nossa ação para a especialidade. A cerimônia de posse contou com presidentes de outras entidades médicas, além de presenças políticas relevantes que ressaltam a posição, relevância e fortalecimento da ABRAMEDE”, enfatiza o dr. Luiz.
*Com informações da ABRAMEDE-RS.