service-img3
Após mobilização da ABRAMEDE, evento global da Medicina de Emergência será realizado no Brasil em 2028
26/07/2024

O Congresso Internacional de Medicina de Emergência (ICEM), considerado o maior evento global da especialidade, acontecerá em terras brasileiras em 2028. O anúncio foi feito durante a assembleia geral da International Federation for Emergency Medicine (IFEM) – realizada no 23º ICEM 2024, em Taiwan, entre os dias 19 e 23 de junho. A escolha se deu após forte mobilização da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), representada pelo dr. Hélio Penna Guimarães – ex-presidente da ABRAMEDE, que apresentou as atrações e benefícios em promover o evento em Foz do Iguaçu (PR).

“O ICEM 2028 em Foz do Iguaçu é uma oportunidade única de demonstrar ao mundo a vitalidade da Medicina de Emergência brasileira. As sessões contarão com discussões de alto nível lideradas por especialistas de vários países. A ABRAMEDE está preparada para sediar um ICEM inspirador em 2028 com a dedicação e infraestrutura necessárias para garantir seu sucesso”, destaca a entidade.

EXPECTATIVAS – Para que o País fosse escolhido, a ABRAMEDE apresentou o histórico da instituição na luta pelo reconhecimento da Medicina de Emergência no Brasil e a mobilização e expertise de mais de 25 congressos científicos e 70 programas de residência médica.

Além disso, a fim de atrair ainda mais os olhares para o Brasil, foram destacadas as potencialidades de Foz de Iguaçu, cidade sede do evento. Na apresentação, a entidade enfatizou os benefícios em termos de infraestrutura, modernidade, proximidade com países vizinhos e as riquezas turísticas e culturais da região.

“A expectativa é que o evento sirva como esperança de toda uma nova geração de médicos emergencistas que desejam compreender o futuro da especialidade no Brasil, que é tão novo que só quem tem experiência pode inspirar e servir de exemplo para esta geração”, afirma a presidente da ABRAMEDE, Camila Lunardi.

ICEM 2024 – Na edição deste ano, o encontro mobilizou mais de 2,5 mil médicos especialistas, oriundos de 53 países, para uma maratona de atualização científica na cidade de Taipei, em Taiwan, entre os dias 19 e 23 de junho.

O ICEM 2024 promoveu a atualização dos experts com foco em reduzir lacunas no desenvolvimento da Medicina de Emergência, expandir as oportunidades de pesquisa e networking e atualização em diferentes tópicos, entre eles: reanimação, emergência pediátrica, trauma, toxicologia clínica, atendimento médico de emergência, medicina de desastres, ultrassonografia de emergência, doenças infecciosas e muito mais.

Leia também: Presidente da ABRAMEDE participa do ICEM 2024, maior evento global da Medicina de Emergência