Com foco no tema “Trauma”, a Associação Brasileira de Pediatria (ABRAMEDE) promoveu o segundo episódio do Conexão ABRAMEDE, série de encontros virtuais voltados a celebrar os dez anos de reconhecimento da Medicina de Emergência como especialidade no Brasil. O programa, transmitido por meio do canal da entidade no YouTube, na última quarta-feira (20), teve como objetivo discutir diferentes tópicos nos quais há convergência entre a atuação dos emergencistas e traumatologistas.
A live contou com a apresentação de um caso clínico de paciente ferido por arma branca, em região infraclavicular esquerda, atendido no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). A aula foi conduzida em parceria pela coordenadora do Comitê de Trauma da ABRAMEDE, dra. Ana Paula Freitas, e pela 1ª vice-presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), dra. Roberta Dalcin.
A exposição foi seguida de debate a respeito do trabalho em equipe, tanto no tratamento imediato quanto na continuidade da assistência do paciente traumatizado, com a participação da presidente da ABRAMEDE, dra. Camila Lunardi, do presidente da SBAIT, dr. José Gustavo Parreira, e da cirurgiã do Trauma do Hospital João XXIII, dra. Gabriela Fernandes.
Na oportunidade, os especialistas ressaltaram a importância da formação adequada como fator diferencial para garantir desfechos positivos. Os médicos também destacaram a necessidade de ampliar a atuação junto ao poder público visando melhorar a qualidade da linha de cuidado ao paciente de trauma, uma vez que o aperfeiçoamento da assistência está associado à diminuição dos índices de mortalidade, do tempo de internação, bem como dos custos financeiros para o Sistema Único de Saúde (SUS).