service-img3
Rumo ao futuro, abertura do CBMEDE 2024 celebra valorização e crescimento da especialidade
25/09/2024

Com emoção à flor da pele e sob os olhares de um auditório lotado, a presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), dra. Camila Lunardi, proclamou o início oficial das atividades do XI Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência (CBMEDE 2024), em Campo Grande (MS). A cerimônia de abertura foi realizada na noite de quarta-feira (25), ecoando entre os organizadores e o público presente o sentimento comum de que a especialidade ruma em direção a um futuro ainda mais promissor.

“Esse é um momento verdadeiramente especial. Temos cerca de 1,6 mil participantes reunidos neste evento, que já é um marco para a nossa especialidade. A medicina de emergência é relativamente nova, mas um dos nossos objetivos é, daqui a um tempo, contarmos com um médico emergencista em cada pronto-socorro do País”, salientou a dra. Camila Lunardi.

Para atingir esta meta, a ABRAMEDE tem estabelecido parcerias estratégicas junto ao poder público. Ao mesmo tempo, conforme frisou a presidente da ABRAMEDE, é indispensável a formação de novos especialistas, bem como a obtenção da titulação por aqueles que já atuam na área. “A emergência é uma especialidade médica, sendo assim, precisa ser representada por profissionais alinhados com as melhores práticas científicas, por aqueles que publicam artigos, estudam e têm formação e RQE no currículo”, frisou.

Na oportunidade, o coordenador científico do CBMEDE 2024, dr. Rodrigo Quadros, destacou que, em todos os cantos do Brasil, cada paciente em situação crítica tem o direito de receber a mesma qualidade de atendimento. Sob aplausos da plateia e emocionado, o emergencista ressaltou ainda a certeza de dever cumprido, após meses de preparação e trabalho intenso à frente da organização do Congresso, desejando boas-vindas aos participantes.

Já o presidente do CBMEDE 2024, dr. Antônio Pedro Bittencourt, comentou a importância da interiorização da especialidade, por meio da criação de novas filiadas estaduais. A cerimônia de abertura também contou com a presença do coordenador do Núcleo de Urgência e Emergências do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque; do representante da Câmara Técnica de Medicina de Emergência do Conselho Federal de Medicina (CFM), dr. Estevam Rivello; da presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), dra. Patrícia Mello; e do representante da Comissão de Enfermagem, dr. Márcio Neres.

HOMENAGENS - A noite foi marcada ainda por uma série de homenagens a nomes que contribuem para o aprimoramento e a valorização da medicina de emergência no Brasil, através de capacidades técnicas, além de atributos como liderança, empatia e ética. Receberam placas de honrarias a Professora Titular de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Ludhmila Hajjar; a presidente da AMIB, dra. Patrícia Mello; e a presidente da International Federation of Emergency Medicine, dra. Ffion Davies. Os drs. Estevam Rivello e Felipe Augusto Reque foram congratulados com o título de fellow da ABRAMEDE.

Diante da crise das chuvas e enchentes, vivenciada neste ano no Rio Grande do Sul, a presidente da ABRAMEDE RS, dra. Ana Paula da Rocha Freitas, o primeiro-secretário, dr. Osmar Colleoni, e o 2º tesoureiro, dr. André Weber, também foram homenageados em nome de todos os médicos que atuaram na linha de frente em socorro às vítimas dos alagamentos. As placas de mérito foram entregues pelo vice-presidente da ABRAMEDE, dr. Luiz Fernando Varela, pela vice-presidente pediatra, dra. Patrícia Lago, e pelo 1º secretário, dr. Ian Ward.

“Médicos do País inteiro se voluntariaram numa verdadeira corrente de solidariedade em prol de um objetivo maior: salvar vidas e assistir da melhor forma possível os pacientes. Foi um período de calamidade, mas que demonstrou novamente a importância fundamental dos médicos emergencistas para o atendimento em situações de catástrofes”, frisou a presidente da ABRAMEDE.

Ao fim da cerimônia, foram parabenizados ainda os representantes locais, do Mato Grosso do Sul, que contribuíram para o sucesso do CBMEDE 2024: Alir Terra Lima, presidente da Santa Casa; Rosana Leite, secretaria de Saúde de Campo Grande; Rodrigo Peres Ramos, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Ministério da Saúde; Maurício Simões, secretário de Saúde do Estado; e Luiz Ovando médico do município de Campo Grande.