Para promover a excelência no atendimento de emergência no País, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) lança, nesta quarta-feira (30), o Selo de Qualidade para Unidades de Emergência (ABRAMEDE Quali+). A certificação tem como público-alvo tanto os serviços de emergência hospitalar (das redes pública e privada) quanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A iniciativa também integra as ações comemorativas de 10 anos de reconhecimento da Medicina de Emergência como especialidade médica no Brasil.
O Selo ABRAMEDE Quali+ é dividido em duas categorias:
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O REGULAMENTO
Conforme destaca a presidente da ABRAMEDE, Camila Lunardi, a certificação foi desenvolvida com o intuito de valorizar as unidades de emergência que se destaquem pela qualificação técnica de suas equipes, estrutura tecnológica adequada e adoção de boas práticas assistenciais baseadas em evidências. “O Selo busca incentivar a melhoria contínua da medicina de emergência, que no dia 16 de setembro completará oficialmente 10 anos como especialidade médica no Brasil”, ressalta.
O diretor da ABRAMEDE, Ian Ward, acrescenta que a certificação também visa enfatizar a importância da presença dos médicos emergencistas dentro das unidades de emergência. “O ABRAMEDE Quali+ é inspirado numa iniciativa do Colégio Americano de Médicos de Emergência (ACEP, sigla em inglês), que concede certificações, de acordo com critérios técnicos, como a presença do médico emergencista nesses ambientes. Estudos demonstram que esse especialista aumenta a eficiência dos atendimentos, justamente por ser treinado para atuar sob pressão e ter domínio de procedimentos complexos, como intubação orotraqueal e reanimação cardiopulmonar”, pontua.
CRITÉRIOS - Poderão candidatar-se ao Selo ABRAMEDE, nas categorias Prata e Ouro, serviços de emergência hospitalares (públicos ou privados) e UPAs, que contem com coordenação médica feita por emergencista com RQE ou com diarismo realizado por emergencistas com RQE.
Além da presença do médico emergencista, a certificação avaliará outros critérios. Na categoria Prata, serão analisados: coordenação ou diarismo qualificado, composição da carga horária médica (pelo menos 50% da carga horária total de plantões médicos da unidade deve ser coberta por médicos com RQE em Medicina de Emergência), tecnologia assistencial disponível (videolaringoscópio para intubações orotraqueais e uso do ultrassom point-of-care - POCUS) e protocolos assistenciais com monitoramento.
Já na categoria Ouro, será avaliado, além de todos os critérios anteriores, a composição da carga horária médica ampliada (pelo menos 70% da carga horária total de plantões médicos da unidade deve ser realizada por médicos com RQE em Medicina de Emergência), uso de ultrassom point-of-care (POCUS) estruturado e documentado, videolaringoscopia como prática padrão, protocolos assistenciais consolidados e educação permanente e qualidade assistencial.
A análise será feita por uma comissão técnica da ABRAMEDE. O Selo ABRAMEDE Quali+ terá validade de dois anos, podendo ser renovado mediante nova avaliação.