A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria (gestão 2024-2025), na sede do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), na última sexta-feira (15). O grupo eleito pelos associados é a oitava diretoria a assumir o comando da entidade em seus 16 anos de existência.
Em seu discurso de posse, a nova presidente da ABRAMEDE, dra. Camila Lunardi, ressaltou a relevância do trabalho em conjunto, bem como o compromisso da gestão em lutar por melhores condições para os emergencistas e mais qualidade na assistência ofertada aos pacientes.
“Uma das nossas principais pautas é a valorização do médico emergencista, com foco em alguns pilares, como o aumento do quadro de especialistas, o fortalecimento e a ampliação das residências médicas e ainda a educação continuada para todos os profissionais que queiram o Título de Especialista”, enfatizou.
Formada pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, dra. Camila Lunardi é a primeira mulher a assumir a presidência da ABRAMEDE. A médica também foi a primeira supervisora da residência de Medicina de Emergência do Hospital Faculdade Santa Marcelina, é ex-conselheira do Cremesp (gestão 2018-2023), docente de Medicina de Emergência na Faculdade Santa Marcelina e plantonista no Hospital São Paulo.
O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições médicas, entre eles: Angelo Vattimo, presidente do Cremesp; Irene Abramovich, primeira-secretária do Cremesp; Estevam Rivello Alves, conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo estado do Tocantins; e Fernando Tallo, segundo tesoureiro da Associação Médica Brasileira (AMB).
Durante os discursos, os membros das entidades enalteceram a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais emergencistas, bem como a relevância da consolidação da Medicina de Emergência para a medicina do País.
“A ABRAMEDE vem se firmando, a cada ano, em função da natureza da especialidade que representa. A atuação do emergencista é uma das mais sensíveis e fundamentais”, pontuou o presidente do Cremesp, Angelo Vattimo.
Durante o evento, o representante do CFM ressaltou que a nova diretoria terá o desafio de desenvolver critérios para aprimorar a formação técnica dos profissionais. O trabalho resultará no fortalecimento da expertise médica e consequentemente no aumento do número de profissionais atuantes na área. “A ABRAMEDE terá o apoio da Câmara Técnica de Medicina de Emergência do Conselho Federal de Medicina”, afirmou o conselheiro do CFM, Estevam Rivello Alves.
A sessão solene contou ainda com a assinatura do termo simbólico de posse da diretoria, que já está atuante desde 1º de janeiro.
Saiba quem é quem na diretoria empossada para o biênio (2024-2025):