Enriquecer a formação de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam nos departamentos de emergência. Este foi o objetivo dos cursos e treinamentos práticos e teóricos ministrados durante o IX Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica e V Congresso Brasileiro de Enfermagem de Emergência, realizados entre os dias 24 e 29 de setembro, em Campo Grande (MS).
Um dos pontos altos foi o Simulado de Acidente com Produto Perigoso e Múltiplas Vítimas, realizado em frente ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. O exercício, promovido pela CCR MSVia em parceria com o CBMEDE 2024, contou com a participação de acadêmicos de enfermagem, além de equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e helicóptero da Polícia Militar.
O simulado representou um cenário de acidente envolvendo um ônibus clandestino, uma carreta-tanque com etanol e dois veículos de passeio, totalizando 20 vítimas. A sequência simulada incluiu o vazamento de produto perigoso, desencadeado por uma falha no sistema de freios do ônibus, e exigiu uma resposta coordenada entre as equipes de emergência.
Entre os destaques estavam também os cursos Estudo Sistematizado em Medicina de Emergência (ESSEM) e ESSEM Pediátrico. O ESSEM foi uma das grandes novidades desta edição do Congresso, com foco em importantes atualizações. Dividido em duas categorias – uma voltada para o paciente adulto e outra específica para pacientes pediátricos – a atividade aconteceu durante um dia inteiro. Em sua edição de lançamento, o curso se destacou pela dinâmica, reunindo os congressistas em um ambiente realista de atendimento em situações críticas.
PRÉ-CONGRESSO – O primeiro dia do evento (24) também foi totalmente dedicado à qualificação. Seis cursos ocorreram simultaneamente ao longo do dia, distribuídos por diferentes locais da cidade. Um dos destaques foi a capacitação de Bloqueios Periféricos Guiados por Ecografia e Acessos Vasculares. Voltada exclusivamente para médicos, a atividade ofereceu uma experiência prática no uso de ecografia no departamento de emergência.
Também destinado aos médicos, foi ministrado o curso The Difficult Airway Course (TDAC), treinamento que ocorreu na Associação Médica de Mato Grosso do Sul e abordou as técnicas mais atuais para o gerenciamento de vias aéreas em situações críticas. Simultaneamente, a qualificação Primeira Resposta ao Trauma, voltado para acadêmicos e outros profissionais da saúde, aconteceu no Core Help. Na ocasião, os participantes tiveram um dia de intenso treinamento prático, com dupla certificação emitida pela ABRAMEDE e pelo programa internacional First On The Scene.
No ITC Campo Grande, ocorreu ainda o curso Ventilação Mecânica do Zero, proporcionando uma abordagem detalhada sobre o uso de ventilação em emergências. Enquanto isso, acontecia o curso de Fundo de Olho com Smartphone na Emergência, no auditório Pedro de Medeiros no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Encerrando o dia, a capacitação Gestão em Setores de Urgência e Emergência, realizada no auditório Germano de Barros, levantou discussões estratégicas sobre a administração de serviços de urgência, voltada tanto para médicos quanto para gestores.