service-img3
ABRAMEDE parabeniza posse da diretoria e de conselheiros emergencistas para o CFM na gestão 2024-2029
02/10/2024

Após a cerimônia de posse dos conselheiros do Conselho Federal de Medicina (CFM) para a gestão 2024-2029, realizada na manhã desta terça-feira (1º), os integrantes efetivos do Plenário participaram de sessão específica para a escolha da composição da nova diretoria da Autarquia. Por unanimidade, dr. José Hiran da Silva Gallo foi escolhido para continuar à frente do Conselho. Com ele, foram definidos ainda os ocupantes dos outros 11 cargos de comando e os três integrantes da Comissão de Tomada de Contas.

A presidente da ABRAMEDE, dra. Camila Lunardi, que acompanhou a solenidade, parabenizou os eleitos para a diretoria do CFM, bem como os 56 conselheiros (um titular e um suplente por unidade da federação e dois indicados pela Associação Médica Brasileira). Entre os nomeados, dois médicos emergencistas: Mauro Luiz de Britto Ribeiro, representante titular pelo Mato Grosso do Sul e nomeado tesoureiro; e Williams Cardec da Silva, suplente pelo Piauí.

“Em nome de toda a diretoria da ABRAMEDE, congratulo o dr. Hiran Gallo, reeleito para comandar o CFM pelos próximos anos. Nossos votos de estima se estendem aos demais membros do grupo e também aos conselheiros, que, em conjunto, terão a nobre missão de zelar pela qualidade da medicina, promovendo a saúde e o bem-estar da população brasileira. Estamos especialmente felizes por contar com dois renomados emergencistas integrando o corpo de conselheiros”, frisou a especialista.

Após o anúncio do resultado, dr. José Hiran da Silva Gallo fez um breve discurso e desejou boas-vindas aos colegas. Ele afirmou que honrará o novo mandato e explicou o funcionamento do plenário, das comissões e das câmaras técnicas. “Honrarei os médicos brasileiros, assim como os médicos brasileiros honraram o processo eleitoral, amplamente democrático. Todos aqui foram eleitos pelos seus pares. Todos, sem exceção. E trabalharemos em prol da medicina brasileira”, declarou.

Conheça os conselheiros especialistas em medicina de emergência:

Mauro Luiz de Britto Ribeiro - tesoureiro do CFM e conselheiro federal efetivo pelo Estado do Mato Grosso do Sul. Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP, 1984). Concluiu residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital Souza Aguiar (RJ), Fellowship no Mount Sinai Hospital (New York). Atua como professor dos cursos de medicina da Universidade Anhanguera (Uniderp) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atua como preceptor da Residência Médica da Santa Casa de Campo Grande. É cirurgião geral e emergencista na Santa Casa de Campo Grande e no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Faz parte do CFM desde 2009. Na diretoria, ocupou os cargos de 1º vice-presidente (2014-2019), presidente (2019-2022) e tesoureiro (2022-2024). Ao longo das diferentes gestões, integrou diferentes instâncias, como as Comissões Mista de Especialidades, Assuntos Políticos, Direito Médico, Pró-SUS, Comunicação, Controle de Drogas Lícitas e Ilícitas e Avaliação de Novos Procedimentos em Medicina, além de representar o CFM na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)

Williams Cardec da Silva - conselheiro federal suplente, eleito pelo Estado do Piauí. Graduou-se em medicina, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em tecnologia em radiologia médica, pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), e em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É mestre em medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde também atua como professor do curso de medicina. É também professor do curso de Medicina do Centro Universitário Uninovafapi/Afya e da Faculdade CET. É especialista em clínica médica, medicina do trabalho e medicina de emergência. Também é advogado especializado em direito médico e direito administrativo. Atualmente, exerce as funções de conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), sendo vice-corregedor da referida seccional e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Piauí (OAB-PI), onde preside a Comissão de Direito da Saúde.