A Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu a sua primeira presidente mulher. Para prestigiar esse momento, o vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), dr. Luiz Fernando Varela, acompanhou a cerimônia de posse da dra. Eliete Bouskela.
Especialista em fisiologia cardiovascular e pesquisa clínica, a presidente, natural de Uberlândia (MG), assumiu a diretoria do biênio 2024-2025 e marca o feito de ser a primeira mulher a presidir o instituto em 194 anos de existência da instituição.
“Foi impactante acompanhar esse importante movimento da presença feminina na Medicina e temos ainda muito a avançar nessa representatividade e inclusão. São quase dois séculos de história de atuação da ANM em prol da evolução da prática da medicina no País e, neste período, apenas dez integrantes eram mulheres – três delas eleitas no último ano”, destaca o dr. Varela.
Além da ABRAMEDE, também estiveram presentes autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, além de presidentes de instituições de fomento a pesquisa, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O vice-presidente da ABRAMEDE ressalta ainda o encontro realizado no dia seguinte à posse. Na oportunidade, foi promovida uma reunião para a integração das sociedades médicas e debate sobre os desafios de cada especialidade nas políticas de saúde pública e na construção da trajetória profissional.
HISTÓRICO – Dra. Eliete Bouskela é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ela coordena o Centro Multidisciplinar de Pesquisa da Obesidade na instituição.
Atualmente, a especialista também é membro da Academia de Medicina da França, diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAPERJ), integrante da Academia Brasileira de Ciências e da European Academy of Sciences and Arts.